Você já fez dieta e depois recuperou todo o peso perdido? Esse fenômeno é conhecido como efeito sanfona e pode ter uma explicação no cérebro.
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Pesquisa do Metabolismo e da Escola de Medicina de Harvard mostraram em camundongos que a comunicação no cérebro muda durante uma dieta: as células nervosas que mediam a sensação de fome recebem sinais mais fortes, fazendo com que os camundongos comam muito mais depois da dieta e ganhem peso mais rapidamente. A longo prazo, essas descobertas podem ajudar a desenvolver medicamentos para prevenir essa amplificação e manter um peso corporal reduzido após a dieta.
Os pesquisadores examinaram um grupo de neurônios no hipotálamo, os neurônios AgRP, que são conhecidos por controlar a sensação de fome. Eles conseguiram mostrar que as vias neurais que estimulam os neurônios AgRP enviavam sinais aumentados quando os camundongos estavam em dieta. Essa mudança profunda no cérebro podia ser detectada por muito tempo após a dieta.
Os pesquisadores também conseguiram inibir seletivamente as vias neurais nos camundongos que ativam os neurônios AgRP. Isso levou a um ganho de peso significativamente menor após a dieta. “Isso poderia nos dar a oportunidade de diminuir o efeito sanfona”, diz Henning Fenselau, pesquisador do Instituto Max Planck de Pesquisa do Metabolismo, que liderou o estudo. “A longo prazo, nosso objetivo é encontrar terapias para humanos que possam ajudar a manter a perda de peso corporal após a dieta. Para isso, continuamos explorando como podemos bloquear os mecanismos que mediam o fortalecimento das vias neurais nos humanos também.”
Fonte: ScienceDaily
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.
- Como evitar um primeiro AVC com exames e mudanças no estilo de vidaÉ possível reduzir o risco de ter um primeiro acidente vascular cerebral (AVC) com comportamentos saudáveis, como uma boa alimentação, parar de fumar e fazer exercícios, além de realizar exames de saúde regulares e usar medicamentos para controlar problemas de saúde, como doenças cardíacas.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]