A Fiocruz, em parceria com a Foundation for Innovative New Diagnostics (FIND) e a Agência de saúde global (Unitaid), lançou o projeto-piloto Seq&Treat Brasil.
O projeto, que visa a implementação do sequenciamento de próxima geração direcionado (tNGS) para a detecção abrangente de tuberculose resistente a medicamentos (TBDR), é financiado pela FIND e apoiado pelo Ministério da Saúde (MS).
Durante a semana de 8 a 12 de abril de 2024, pesquisadores e técnicos do Laboratório Referência Nacional em Tuberculose do CRPHF e do laboratório regional em tuberculose do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) receberam treinamento de pesquisadores internacionais da FIND. Este treinamento é considerado fundamental para a implementação de uma das técnicas mais avançadas de diagnóstico de tuberculose, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O projeto é coordenado pelo chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Paulo Victor Viana, que afirmou que a iniciativa representa um marco significativo na luta contra a tuberculose no país.
Fonte: Link.