A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) registrou o primeiro kit de biologia molecular desenvolvido no Brasil para detecção de bactérias causadoras de rickettsioses, como a febre maculosa e o tifo.
O kit foi idealizado pelo Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP/Fiocruz).
A tecnologia possui elevados níveis de especificidade e sensibilidade e permite um diagnóstico laboratorial mais rápido e específico na fase inicial da doença. Isso é importante porque a febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda que pode ser fatal se não tratada adequadamente.
A doença é transmitida principalmente pelo carrapato-estrela e tem maior incidência nas regiões Sudeste e Sul do país. O kit desenvolvido pela Fiocruz contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o acesso e a democratização do diagnóstico mais preciso e eficaz.
A Fiocruz é uma instituição de ciência e tecnologia no campo da saúde que tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do SUS.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!