Iniciou neste sábado (23) a sexta edição do BIG, ou Brazil’s Independent Games Festival, evento voltado para o mercado e a produção de jogos eletrônicos brasileiros. Esse ano, o evento acontece em dois Estados, São Paulo (Centro Cultural São Paulo) e no Rio de Janeiro (Centro Cultural Oi Futuro & LabSonica), até o dia 01 de julho, com entrada gratuita.
Na programação, muitos temas relevantes para quem está tentando entender o mercado de games, adquirir conhecimento, interagir com profissionais da área ou apenas brincar com os jogos criados por desenvolvedores independentes. Confira algumas das atrações mais interessantes:
Durante todo o evento é possível testar games independentes criados no Brasil e no mundo; foi realizada uma seleção de jogos para exposição durante o Festival, onde os finalistas vindos de 22 países diferentes estão disponíveis aos visitantes para gameplay. Há 18 jogos brasileiros concorrendo nas diversas categorias do BIG Festival, ou seja, 35% de todos os títulos participantes e muitos dos criadores dos jogos estarão presentes durante a programação.
As rodadas de negócios promovem debates na área de games e também com diferentes setores da economia criativa. Haverá encontros internacionais entre empreendedores de cinema, TV, publicidade, animação, música e mercado editorial. No ano passado, foram mais de 1.600 reuniões de negócios entre 273 empresas, sendo 70 internacionais; a previsão é que este numero seja superado este ano. Para a participação é necessário pagar a inscrição, e os encontros acontecerão nos dias 27 a 29 de junho.
A série de palestras BIG Carreiras mostram quais oportunidades existem para quem quer trabalhar com games e os possíveis caminhos para o sucesso, reunindo diversos profissionais do segmento, que vão falar sobre como decidir qual curso seguir e como buscar um emprego no setor. Em São Paulo, acontece durante os dias 29/06 a 01/07.
Outra atracão relevante sao as palestras e debates sobre a participação feminina no mercado de games, além de formas de aumentar esse percentual, com a presença de profissionais da indústria de games do Brasil e da Alemanha, visando o fortalecimento da presença feminina na indústria.
Com uma proposta inclusiva, a vertical BIG Impact é um dos destaques do evento. Incorporando palestras sobre conceitos básicos de game design e raciocínio lógico no desenvolvimento de jogos com temáticas sociais, o visitante poderá participar de debates sobre inclusão social, educação e conscientização.
O eSport tambem tem uma programação específica, com a presença de pro players e profissionais do esporte eletrônico, em palestras e atividades para o publico.
O evento tem como momento auge o BIG Awards, competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, com exposição e cerimônia de premiação, que acontece no dia 28/06.
Tendo o objetivo de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, em 2017, foram mais de 20 mil visitantes, sendo 3.500 deles em palestras, e mais de 1600 reuniões de negócios. O BIG Festival é realizado pela Bits Produções em parceria com diversas instituições, como a Abragames, Brazilian Game Developers, Apex, SPCine e as Secretarias de Cultura da cidade e do Estado de São Paulo. Para efetuar a inscrição gratuita (exceto para rodadas de negócios) e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial.