Fãs de futebol de todo o globo estão vivenciando desde a última quinta-feira (14) as emoções da Copa do Mundo na Rússia, mas os jogadores do game de futebol FIFA já estão sentindo há alguns meses as emoções de torcer em um mundial: a FIFA eWorld Cup 2018, evento global com objetivo de ser o maior campeonato do game da história, teve inscritos de diversos países, participando das qualificatórias online, que tiveram etapas presenciais, inclusive no Brasil, em São Paulo.
As qualificatórias eram o acesso ao FIFA eWorld Cup 2018, campeonato promovido pela Liga ESWC (Electronic Sports World Cup), que é parte do FIFA 18 Global Series. Na disputa pela vaga, que iniciou em março deste ano, o objetivo final era escolher 32 dos melhores jogadores profissionais do mundo, sendo 16 no console Xbox One e 16 no Playstation 4. O FIFA 18 Global Series Playoffs, com as eliminatórias da FIFA eWorld Cup 2018 Grand Final, aconteceu entre 28 de maio e 3 de junho na capital da Holanda, Amsterdã. As aguardadas finais acontecerão durante os dias 2 a 4 de agosto, em Londres, na Inglaterra.
Com grande participação, os brasileiros fizeram bonito. No FUT Champions Cup Manchester de FIFA 18, os representantes do Brasil na disputa foram: No Xbox One: Josaci “Senna do Boné”, Márcio “FELIPE ABD” Abade, Rodrigo “NSE D1go” Miranda, Vinicius “NSE Vini” Tonetto e Miguel “NSE SpiderKong” Bilhar; no PlayStation 4: Henrique “Zezinho23” Silva, Ettore “ABRUCIO”, Gustavo “LuGuToledo” de Carvalho, Rodrigo “fxb_Rodrig” de Freitas e Andre “Fxb_batata” Fonte.
O game FIFA 18 foi atualizado com uma DLC temática para a Copa do Mundo, sendo uma verdadeira versão eletrônica do mundial. A versão foi lançada em 01 de novembro de 2017, e é o vigésimo quinto título da série, disponível para todos os consoles da atualidade. Com grande potencial competitivo, jogadores em todo o mundo transmitem partidas pela internet e já simulam virtualmente jogos entre as seleções que disputam a Copa nos gramados da Rússia.
No Brasil, o esporte eletrônico tem um grande público: o país é o terceiro maior consumidor de e-sports do mundo, tendo as primeiras arenas especializadas, grandes campeonatos e times disputando competições mundiais, alguns sendo representações de equipes de futebol, como o Santos e-Sports, que recentemente anunciou sua equipe feminina. As coberturas esportivas voltadas a este público geralmente são feitas através da Internet, com transmissões ao vivo e narradores especializados, assim como as partidas dos esportes considerados tradicionalmente como presenciais. Porém, em 2017, emissoras de TV por assinatura com programação esportiva passaram a realizar transmissões de campeonatos de games e veicular programas com notícias. O canal Esporte Interativo passou a televisionar sua própria competição, a Copa EI Games, com a participação de youtubers conhecidos, dando um grande passo para a popularização dos games de futebol através da midia televisiva.
O futebol e jogos dos tradicionais esportes de quadra possuem campeonatos cada vez mais fortes e funcionando como uma verdadeira representação virtual dos campeonatos físicos. Uma posibilidade para o futuro próximo é a inclusão dos e-sports nas Olimpíadas de 2024, o que traria mais visibilidade junto ao público das mídias de massa, além de mais espaço para os profisionais e credibilidade ao esporte eletrônico.