O herpes ocular é uma das principais causas de cegueira no mundo. Esse tipo de infecção é causado pelo vírus do herpes simples tipo 1, o mesmo que causa as feridas na boca.
O problema é que esse vírus pode se esconder nas células nervosas e reativar periodicamente, causando novas infecções e danos à córnea.
Mas uma nova pesquisa da Universidade de Illinois Chicago pode ter encontrado uma forma de prevenir essas reinfecções e proteger os olhos dos pacientes. Os pesquisadores descobriram que uma proteína chamada heparanase, que está presente em todas as nossas células, tem um papel importante na reinfecção pelo vírus do herpes ocular.
Eles realizaram um experimento com camundongos e observaram que bloquear a atividade da heparanase pode impedir que o vírus se ligue às células da córnea e cause uma nova infecção. Além disso, eles constataram que a heparanase ativada pelo vírus pode piorar os sintomas da infecção ao interferir na resposta imune.
Esses achados sugerem que inibir a heparanase pode ser uma estratégia eficaz para prevenir o herpes ocular e suas complicações. Isso poderia levar ao desenvolvimento de novos medicamentos antivirais que atuam nessa proteína. Segundo o professor Deepak Shukla, autor correspondente do estudo, “esse poderia ser o remédio maravilhoso no futuro”.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!