Um número cada vez maior de indianos está procurando os “gaushalas” ou “abrigos para vacas” para cobrir seus corpos com esterco e urina. Esses locais são usados para proteger as vacas da matança ilegal ou para cuidar delas durante os seus últimos anos de vida.
“Até médicos vêm aqui. Acreditam que essa terapia melhora sua imunidade e eles podem ir cuidar de pacientes sem medo”, disse Gautam Manilal Borisa, gerente de uma empresa farmacêutica.
Segundo ele, a prática o ajudou a se recuperar da Covid-19 no ano passado.
Médicos e cientistas na Índia e em todo o mundo alertaram repetidamente contra a prática de tratamentos alternativos para Covid-19, dizendo que eles podem levar a uma falsa sensação de segurança e complicar os problemas de saúde.
“Não há nenhuma evidência científica concreta de que o esterco de vaca ou a urina funcionem para aumentar a imunidade contra o Covid-19, é inteiramente baseado na crença”, disse o Dr. JA Jayalal, presidente nacional da Associação Médica Indiana.
“Também há riscos à saúde envolvidos em espalhar ou consumir esses produtos – outras doenças podem se espalhar do animal para os humanos”, completou.
Também existem preocupações de que a prática possa contribuir para a disseminação do vírus, já que envolve pessoas se reunindo em grupos.
Com informações da Agência Reuters
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”][/arm_restrict_content] [arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!