Rádio ao vivo
Últimas

Infertilidade: um problema global que afeta cada vez mais pessoas

por

em

A infertilidade é uma condição do sistema reprodutor masculino ou feminino, definida pela incapacidade de se conseguir uma gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares sem preservativos.

O problema pode causar sofrimento significativo, estigma e dificuldades financeiras, afetando o bem-estar mental e psicossocial das pessoas.

Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em abril de 2023, cerca de 17,5% da população adulta – em torno de 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo – sofre de infertilidade, mostrando a necessidade urgente de aumentar o acesso a cuidados de saúde acessíveis e de alta qualidade.

As causas da infertilidade são diversas e podem ser femininas, masculinas ou devido à associação de dificuldades dos dois componentes do casal. Entre os fatores que podem influenciar estão a idade, o estilo de vida, as doenças crônicas, as infecções genitais, os distúrbios hormonais, as alterações genéticas, os problemas anatômicos e as exposições ambientais.

A OMS alerta que apesar da magnitude do problema, as soluções para a prevenção, diagnóstico e tratamento da infertilidade – incluindo tecnologia de reprodução assistida, como fertilização in vitro – permanecem subfinanciadas e inacessíveis para muitos devido aos altos custos, estigma social e disponibilidade limitada.

Atualmente, na maioria dos países, os tratamentos de fertilidade são em grande parte financiados pelo próprio bolso – muitas vezes resultando em custos financeiros para as famílias. De acordo com o novo relatório da OMS, as pessoas nos países mais pobres gastam uma proporção maior de sua renda com cuidados de fertilidade em comparação com as pessoas nos países mais ricos.

Pessoas com dificuldade para engravidar podem se beneficiar de métodos avançados da medicina no campo da reprodução assistida, que oferecem maiores chances de sucesso. No entanto, é importante buscar orientação médica especializada e avaliar os riscos e benefícios de cada procedimento.

Fontes: Link 1, Link 2, Link 3.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: