Uso da inteligência artificial pode ajudar os médicos a diagnosticar e tratar tumores cerebrais cancerígenos de forma mais rápida e precisa.
Um novo estudo publicado na revista Nature Communications revelou que um algoritmo de aprendizado profundo pode analisar a genética de tumores cerebrais em menos de 90 segundos, enquanto os métodos tradicionais podem levar até 150 horas.
Os pesquisadores usaram uma rede neural convolucional, um tipo de inteligência artificial que imita o funcionamento do cérebro humano, para treinar o algoritmo com mais de 2.600 imagens de tumores cerebrais. O algoritmo foi capaz de identificar os padrões genéticos dos tumores com uma precisão de 94%, superando os métodos convencionais que dependem de análises laboratoriais demoradas e invasivas.
A inteligência artificial pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o prognóstico e o tratamento dos pacientes com tumores cerebrais, que são uma das formas mais agressivas e mortais de câncer. Ao prever a genética dos tumores em questão de segundos, os médicos podem personalizar as terapias mais adequadas para cada caso e reduzir os riscos de complicações.
Fonte: Link.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
- O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestinoUma nova descoberta revela que nossos micróbios funcionaram como “baterias… Leia mais: O segredo da inteligência humana pode estar em nosso intestino
- Como o espermatozoide sobrevive ao ácido, imunidade e 96 milhões de rivaisOs segredos de uma jornada microscópica: da natação sincronizada à aquisição do “super-poder” que sela a vitória final na fecundação.
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
