Uma nova calculadora de saúde on-line pode ajudar as pessoas a determinar o risco de doenças cardíacas, bem como a idade cardíaca, respondendo por fatores sociodemográficos, como etnia, senso de pertencimento e educação, bem como estado de saúde e comportamentos de estilo de vida. O processo para construir e validar a ferramenta é publicado no CMAJ (Canadian Medical Association Journal).
A doença cardiovascular é a principal causa de morte no Canadá, embora os riscos de morte por doenças cardíacas sejam modificados com mudanças no estilo de vida. A maioria das pessoas não tem consciência do risco cardiovascular até ter um evento cardíaco, o que pode ser fatal.
“O que diferencia esta calculadora de risco cardiovascular é que ela considera uma vida saudável e está mais bem calibrada para a população canadense”, diz Doug Manuel, autor principal, cientista sênior do The Ottawa Hospital e cientista sênior do Institute for Clinical Evaluative Sciences (CIEM).
Usando uma abordagem de “big data”, os pesquisadores usaram dados coletados rotineiramente de 104.219 residentes de Ontário das Pesquisas de Saúde Comunitárias Canadenses (2001 a 2007) vinculados aos dados do CIEM sobre hospitalizações e mortes para desenvolver e validar a Ferramenta de Risco da População de Doenças Cardiovasculares (CVDPoRT) .
A calculadora permite aos indivíduos prever com precisão o risco de hospitalização ou morte por doença cardiovascular nos próximos cinco anos. Por exemplo, se o risco é de cinco por cento, isso significa que cinco em cada 100 pessoas como eles terão um grave evento cardiovascular nos próximos cinco anos. A calculadora também fornece a idade do coração, uma medida fácil de entender da saúde do coração.
VEJA MAIS:
– Federação Alemã de Futebol nega racismo e cobra explicações de Özil
– Novo período para saque do abono salarial 2016 começa dia 26 de julho
Ao contrário de outras ferramentas de previsão de risco, a Ferramenta de Risco da População de Doenças Cardiovasculares considera muitos fatores, como status sociodemográfico, influências ambientais como poluição do ar, comportamentos de saúde que variam de tabagismo ao consumo de álcool, atividade física, condições de saúde e mais. A lista inclui:
– Idade
– Se a pessoa é fumante e há quanto tempo
– Consumo de álcool
– Dieta
– Atividade física
– Estresse
– Sensação de pertencer
– Etnia
– Status de imigração
– Educação
– Status socioeconômico do bairro
– Diabetes
– Pressão alta
“Muitas pessoas estão interessadas em uma vida saudável, mas muitas vezes não temos essa discussão no consultório do médico”, diz o Dr. Manuel, que também é professor da Universidade de Ottawa. “Os médicos verificarão seus níveis de pressão arterial e colesterol, mas eles não necessariamente perguntarão sobre fatores de estilo de vida que poderiam colocá-lo em risco de ataque cardíaco e derrame. Esperamos que essa ferramenta ajude as pessoas melhores informações sobre vida saudável e opções para reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. ”
Além do uso pessoal, os formuladores de políticas podem usar a ferramenta para calcular perfis de risco para diferentes populações. Atualmente configurado para uso no Canadá, pode ser adaptado para qualquer um dos 100 países em todo o mundo que coletam dados de pesquisas de saúde.