O e-commerce e a importação de produtos chineses são temas que geram polêmica no Brasil. De um lado, há consumidores que aproveitam os preços baixos e a variedade de itens oferecidos por plataformas como Aliexpress, Shein e Shopee.
De outro, há empresários que reclamam da concorrência desleal e da sonegação de impostos por parte desses sites. Um dos mais críticos é Luciano Hang, dono da Havan, que lidera um movimento contra o chamado “contrabando digital”.
Ele defende que o governo acabe com a isenção de imposto de importação para encomendas de até 50 dólares e cobre uma alíquota única de 60% sobre todas as compras da China.
O governo Lula estuda uma medida provisória nesse sentido, que pode arrecadar até 8 bilhões de reais por ano.
No entanto, a mudança pode encarecer os produtos para os consumidores e gerar atrasos nas entregas.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!