As descobertas indicam alterações importantes na incidência de doenças e lesões em 2021, ressaltando a necessidade constante de políticas de prevenção e tratamento, além de aprimoramentos nos sistemas de saúde e iniciativas de vacinação.
O grupo de estudo Global Burden of Diseases publicou um artigo na revista científica The Lancet, apresentando uma pesquisa abrangente sobre a perda de saúde global a partir da análise de dados de 371 doenças e lesões em 204 países e territórios.
O estudo identificou que a Covid-19 impôs perdas adicionais de saúde em 2021, tornando-se a principal causa da carga de doenças global. Além disso, doenças neonatais, doenças cardíacas isquêmicas e o AVC continuam entre as principais causas de anos perdidos para mortalidade prematura e anos vividos com incapacidade a nível mundial.
As estimativas geradas pelo estudo permitirão a identificação atualizada das disparidades de saúde, avaliar os ganhos em saúde, e identificar políticas ou intervenções com maior impacto na era pós-Covid-19, destacando a importância da continuidade das políticas de prevenção e tratamento de doenças não transmissíveis, melhorias nos sistemas de saúde e a vacinação contra a Covid-19.
Fonte: Link.