Um novo exame que pode ajudar no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer está disponível no Brasil desde este mês.
O teste, chamado de Elecsys CSF, foi desenvolvido pela farmacêutica Roche Diagnóstica e é realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O exame analisa a concentração das proteínas beta amiloide e TAU no líquido cefalorraquidiano (LCR) do paciente, que são biomarcadores associados à doença. O acúmulo dessas proteínas forma placas no cérebro que afetam a memória e outras funções cognitivas.
O diferencial do novo teste é que ele reduz o tempo de espera pelo resultado de seis a oito semanas para apenas 18 minutos, o que pode facilitar o tratamento e a intervenção precoce nos casos de Alzheimer.
O teste é indicado apenas por prescrição médica, após uma avaliação clínica e uma punção lombar para coletar o LCR.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!