A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e é uma das principais causas de infarto, AVC e insuficiência renal.
Segundo dados da Agência Brasil, o número de atendimentos por hipertensão cresceu 44% em São Paulo nos primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue nas artérias é maior do que o normal, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e considera-se hipertensão quando os valores são iguais ou superiores a 140/90 mmHg.
A doença é hereditária em 90% dos casos, mas também pode ser influenciada por fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, consumo excessivo de sal e álcool, entre outros. Muitas vezes, a hipertensão não causa sintomas, por isso é importante medir a pressão regularmente e consultar um médico cardiologista para fazer o diagnóstico e o tratamento adequados.
A boa notícia é que a hipertensão arterial pode ser prevenida e controlada com hábitos de vida saudáveis, como manter o peso ideal, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de sal e alimentos processados, evitar o fumo e o álcool, controlar o estresse e seguir as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos.
A hipertensão arterial é uma doença grave que tem prevenção e tratamento eficazes. Cuide da sua saúde e previna-se!
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
