A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros e é uma das principais causas de infarto, AVC e insuficiência renal.
Segundo dados da Agência Brasil, o número de atendimentos por hipertensão cresceu 44% em São Paulo nos primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue nas artérias é maior do que o normal, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e considera-se hipertensão quando os valores são iguais ou superiores a 140/90 mmHg.
A doença é hereditária em 90% dos casos, mas também pode ser influenciada por fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse, consumo excessivo de sal e álcool, entre outros. Muitas vezes, a hipertensão não causa sintomas, por isso é importante medir a pressão regularmente e consultar um médico cardiologista para fazer o diagnóstico e o tratamento adequados.
A boa notícia é que a hipertensão arterial pode ser prevenida e controlada com hábitos de vida saudáveis, como manter o peso ideal, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de sal e alimentos processados, evitar o fumo e o álcool, controlar o estresse e seguir as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos.
A hipertensão arterial é uma doença grave que tem prevenção e tratamento eficazes. Cuide da sua saúde e previna-se!
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!