A respeito de questão levantada por uma mãe, em reunião de pais da Catequese, relativa à necessidade de se ensinar às crianças o manuseio e leitura da Bíblia, gostaria de apresentar alguns pontos baseados em estudos de especialistas em Literatura.
A Bíblia, apresentada em forma de livro (papel, tinta, capa) já passou a ser difundida por meio de processos eletrônicos. É claro que, se ela não se manifestar pelos vários suportes que acompanham a evolução do mundo, a Palavra de Deus perder-se-á no tempo.
Alguns estudiosos consideram que estamos na era do “Fim do livro”, o que não significa o “Fim de leitores”. De acordo com a história, sabe-se que a escrita evoluiu da inscrição em barro, metal, pedra, pergaminho (pele de carneiro), papiros, rolos, códices, até chegar aos livros. Foi com o lançamento do primeiro exemplar impresso da Bíblia, que Gutemberg, inventor da imprensa, inaugurou a era do livro, em 1450.
Portanto, mudanças não determinam rupturas, mas sim, continuidade, desde que ocorram adaptações. Hoje temos computadores, celulares, e-book. Com relação à Bíblia, o que muda é o objeto material usado para difundir a Palavra de Deus. A Mensagem, no entanto, permanece imutável, atual e verdadeira.
Pois bem, não podemos nos esquivar diante dos avanços tecnológicos, sob o risco de distanciarmos cada vez mais, da nova geração nascida e educada na era virtual. Esses leitores, mais do que nunca, podem desfrutar de largo acesso, em seus computadores e celulares, de textos bíblicos, que se apresentam expressos não só por palavras, mas também por atraentes imagens.
Cabe à catequese instruir sobre o manuseio da versão impressa da Bíblia (tarefa nada interessante para as crianças), mas, deve, principalmente, incentivar os pais, para que junto com seus filhos procurem em sites cristãos, textos e imagens (filmes, vídeos) representativos da Sagrada Escritura, bem mais fascinantes ao olhar da nova geração. Basta acessar o Google e digitar “Bíblia”.
Teresinha Gema Lins Brandão Chaves
Doutora em Literatura pela USP e catequista de crianças.