Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.
A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.
A expectativa de vida varia muito entre os países e ao longo da história. Em geral, os países desenvolvidos tendem a ter uma expectativa de vida maior que os países subdesenvolvidos, pois oferecem melhores condições de vida para a sua população. Por exemplo, em 2020, a expectativa de vida no Brasil era de 76,8 anos, enquanto no Japão era de 89,79 anos e no Afeganistão era de 50,87 anos.
A expectativa de vida também é diferente entre homens e mulheres. Em média, as mulheres vivem mais que os homens em quase todos os países. Isso se deve a vários fatores, como a maior procura da mulher por atendimento médico, as elevadas taxas de criminalidade entre os jovens do sexo masculino e as diferenças biológicas entre os gêneros. No Brasil, em 2019, a expectativa de vida das mulheres era de 80,1 anos e a dos homens era de 73,1 anos.
A expectativa de vida é um indicador importante para avaliar o desenvolvimento humano e social de um país. Ela também influencia o planejamento das políticas públicas, especialmente nas áreas da saúde, da previdência e da assistência social.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!