Saúde digital é o uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos.
O termo saúde digital é mais abrangente do que e-Saúde e incorpora os recentes avanços na tecnologia, como novos conceitos, aplicações de redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros.
A saúde digital tem o potencial de transformar o sistema de saúde, oferecendo serviços integrados, personalizados e precisos, além de otimizar o atendimento e reduzir custos. A saúde digital também pode facilitar o acesso à informação e à educação em saúde, promovendo a prevenção e a participação dos usuários.
Para que a saúde digital seja efetiva, é necessário que haja uma estratégia nacional que oriente e alinhe as diversas iniciativas públicas e privadas, seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). A estratégia de saúde digital deve ter como foco resolver os problemas do sistema de saúde, utilizando as soluções de TIC mais adequadas para cada contexto.
A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância da saúde digital como instrumento de tomada de decisão e coordenação das ações nacionais. A plataforma Saúde Digital, por exemplo, é uma ferramenta que permite o cadastro da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da imunização.
A saúde digital é uma área de conhecimento e prática em constante evolução, que requer o envolvimento de todos os atores do sistema de saúde, incluindo os cidadãos. A saúde digital pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!