Em visita a Madri, o presidente chileno, Sebastián Piñera, elogiou o plano econômico do candidato da extrema direita à presidência, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (9). No entanto, ressaltou que o desconhecimento sobre a trajetória do peesselista gera “uma grande incerteza”.
Para Piñera, não há dúvidas: os planos de Bolsonaro de abertura econômica do Brasil vão colocar o país na melhor direção.
“Os sinais que ele está dando sobre abrir a economia brasileira, reduzir o déficit fiscal, reformar as aposentadorias e reduzir o tamanho do setor público com privatizações é o que um país como Brasil, o que um gigante, precisa”, disse Piñera durante um encontro econômico do jornal espanhol El País.
Em contrapartida, o presidente chileno afirmou que “ninguém conhece muito bem sua trajetória”, o que gera dúvidas em relação ao candidato do PSL. Também demonstrou estar a par das polêmicas nas quais Bolsonaro está envolvido.
“O povo votou mais contra os demais políticos do que a favor de Bolsonaro, e por isso há uma grande incerteza”, declarou o presidente chileno, ressaltando as declarações “homofóbicas” e “sua linguagem muito agressiva com as mulheres”.
Piñera se referiu a Bolsonaro ao falar sobre uma América Latina “muito convulsionada, com muitas tensões”, destacando a “situação (econômica) muito complexa” na Argentina e o “drama” da crise econômica e “humanitária” na Venezuela.