Pesquisadores da Fiocruz Bahia, liderados pelo Dr. Fred Luciano Neves Santos, publicaram um estudo promissor.
O estudo de fase II revelou que as proteínas recombinantes TpN17 e TmpA possuem alta capacidade diagnóstica para detectar a infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum.
Durante a pesquisa, foram analisadas 647 amostras, das quais 180 foram positivas para Treponema pallidum, 191 negativas e 276 de indivíduos com outras doenças infecto-parasitárias. Os resultados mostraram que as proteínas TmpA e TpN17 têm excelente desempenho diagnóstico, superando os testes comerciais de referência como Elisa, FTA-ABS e VDRL na reavaliação das amostras.
Os achados indicam que essas proteínas apresentam alta especificidade, sensibilidade e acurácia, sugerindo que o uso de misturas antigênicas pode aumentar ainda mais a sensibilidade dos testes. Este será o foco principal dos próximos esforços de investigação do grupo.
Estudos futuros visarão expandir a análise para amostras de sífilis em gestantes, casos de sífilis congênita e terciária. A diversidade limitada da coleta de amostras, predominantemente em estágios secundários e latentes de sífilis, será abordada, além de avaliar a reatividade cruzada, excluindo amostras positivas para leptospirose.
Este estudo representa um passo importante na luta contra a sífilis, oferecendo esperança para diagnósticos mais precisos e eficazes no futuro.
Fonte: Link.