Nos últimos anos vários estudos têm mostrado que pessoas que não dormem o suficiente apresentam um risco maior de ter algum tipo de AVC e ataque cardíaco.
Agora, uma nova pesquisa da Universidade do Colorado ajudou a explicar o porquê.
Segundo os resultados do estudo, pessoas que dormem menos de 7 horas por noite têm menores níveis de três reguladores fisiológicos no sangue.
“Este estudo propõe um novo potencial mecanismo através do qual o sono influencia a saúde do coração e, em geral fisiologia”, disse o autor sênior Cristóvão de Souza, professor de Fisiologia Integrativa.
Em outro estudo recente, descobriu-se que homens adultos que dormem 6 horas por noite têm problemas com as células endoteliais (linha de vasos sanguíneos e suas artérias que não se dilatam e se contraem).
“É plausível que as pessoas precisam, no mínimo, de 7 horas de sono por noite para manter os níveis de importantes reguladores fisiológicos, tais como microRNAs”, disse Souza.
As microRNAs influenciam a expressão do gene e desempenham um papel chave na manutenção da saúde vascular.
A investigação está em curso no DeSouza laboratório para determinar se a restauração de hábitos saudáveis de sono pode restaurar os níveis de microRNAs.
Os resultados podem levar a novos testes não invasivos em pacientes com problemas de sono e que estão preocupados com sua saúde.