A salsicha é um embutido que possui má fama devido à presença de aditivos artificiais, gorduras ruins, sódio em excesso e corantes em sua composição.
A salsicha é um embutido que possui má fama devido à presença de aditivos artificiais, gorduras ruins, sódio em excesso e corantes em sua composição. Por isso, muita gente afirma que salsicha faz mal, mas não sabe como ela é feita.
No Brasil, em sua fabricação, são utilizados três tipos de carne: a bovina, a suína e de frango. Essas carnes são moídas e misturadas com amido, sal, açúcar, especiarias e nitrito de sódio – substância cancerígena que pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino, além de causar hipertensão.
A mistura é então embalada em uma tripa sintética e cozida. O resultado é um alimento rico em gorduras saturadas, que elevam o colesterol ruim e prejudicam o coração, e em sódio, que favorece a retenção de líquidos e a pressão alta.
Além disso, a salsicha tem pouco valor nutricional, pois é pobre em proteínas, vitaminas e minerais. Portanto, o consumo de salsicha deve ser evitado ou reduzido ao mínimo, pois ela pode comprometer a saúde a longo prazo.
Uma alternativa mais saudável é optar por carnes magras e frescas, como peito de frango ou filé mignon suíno, que são fontes de proteínas de qualidade e têm menos gordura e sódio.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!