Uma reação alérgica grave é uma resposta inadequada do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva, como um alimento, um medicamento ou um inseto.
Essa reação pode afetar vários órgãos e sistemas do corpo, causando sintomas como coceira, urticária, inchaço, falta de ar, queda da pressão arterial e perda de consciência. Em alguns casos, a reação alérgica grave pode ser fatal.
A reação alérgica grave mais grave é a anafilaxia, que ocorre segundos após o contato com o alérgeno e requer atendimento médico imediato. O tratamento da anafilaxia consiste na aplicação de epinefrina, um medicamento que ajuda a reverter os sintomas e a restaurar a circulação sanguínea. Além disso, o paciente deve receber oxigênio, fluidos intravenosos e outros medicamentos para aliviar os sintomas e prevenir complicações.
A melhor forma de prevenir uma reação alérgica grave é evitar o contato com o alérgeno, que pode ser identificado por meio de testes cutâneos ou exames de sangue. Algumas pessoas também podem se beneficiar de injeções para alergia, que visam dessensibilizar o sistema imunológico ao longo do tempo. As pessoas que já tiveram ou têm risco de ter uma reação alérgica grave devem sempre carregar consigo uma seringa autoinjetável de epinefrina e comprimidos de anti-histamínicos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
