O resultado da OAB 2023 é divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a responsável pela organização e aplicação das provas.
O Exame de Ordem é composto por duas fases: a primeira, objetiva, com 80 questões de múltipla escolha; e a segunda, prático-profissional, com uma peça processual e quatro questões discursivas.
O resultado preliminar da primeira fase do 37º Exame de Ordem Unificado foi divulgado no dia 16 de março de 2023 , com o gabarito definitivo e a lista dos candidatos que acertaram pelo menos 40 questões e estão habilitados para a segunda fase. Os candidatos que não concordarem com o resultado poderão interpor recurso entre os dias 17 e 19 de março de 2023, seguindo as orientações disponíveis no site da FGV. O resultado definitivo da primeira fase será publicado no dia 26 de março de 2023.
A segunda fase do Exame de Ordem está prevista para ocorrer no dia 9 de abril de 2023, das 13h às 18h (horário oficial de Brasília). Os candidatos deverão escolher uma área jurídica entre as seguintes: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. O resultado preliminar da segunda fase será divulgado no dia 9 de maio de 2023, com o prazo recursal entre os dias 10 e 12 de maio. O resultado definitivo da aprovação será publicado em 26 de maio de 2023.
Os candidatos que forem aprovados nas duas fases do Exame de Ordem deverão solicitar a sua inscrição na seccional da OAB do estado onde realizaram a prova. Para isso, deverão apresentar os documentos exigidos pela Ordem e pagar uma taxa referente à emissão da carteira profissional. Após esse procedimento, os novos advogados estarão aptos para exercer a advocacia em todo o território nacional.
Parabéns aos aprovados e boa sorte aos que ainda vão fazer a prova!
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]