Você sabia que as mulheres com obesidade podem compartilhar o risco da doença com suas filhas, mas não com seus filhos? É o que aponta um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society.
A obesidade é uma doença comum, grave e cara que afeta quase metade dos adultos e 20% das crianças nos Estados Unidos. Ela custa cerca de 173 bilhões de dólares em gastos com cuidados médicos. As pessoas com obesidade têm maior risco de desenvolver diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e muitas outras condições.
Os pesquisadores mediram a gordura corporal e o músculo em 240 crianças (com 9 anos ou menos) e seus pais na primeira infância. Eles usaram esses dados para determinar se o índice de massa corporal (IMC) – uma ferramenta de triagem para sobrepeso e obesidade – e a quantidade de gordura corporal e músculo na criança estava relacionada à dos pais.
Eles descobriram que as meninas tinham IMC e massa gorda semelhantes aos das mães, sugerindo que as meninas nascidas de mães que têm obesidade ou têm alta massa gorda têm alto risco de também desenvolver obesidade ou sobrepeso. Os pesquisadores não encontraram a mesma associação entre os meninos e suas mães ou entre as meninas ou os meninos e seus pais.
“Essas descobertas destacam que as meninas nascidas de mães que têm obesidade ou têm altas quantidades de gordura corporal podem ter maior risco de ganhar excesso de gordura corporal”, disse Rebecca J. Moon, B.M., Ph.D., M.R.C.P.C.H., do MRC Lifecourse Epidemiology Centre, University of Southampton em Southampton, Reino Unido. “Mais estudos são necessários para entender por que isso está acontecendo, mas nossos achados sugerem que abordagens para lidar com o peso corporal e a composição devem começar muito cedo na vida, especialmente em meninas nascidas de mães com obesidade e sobrepeso.”
Fontes:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2023/03/230321112223.htm
[2] https://www.endocrine.org/news-and-advocacy/news-room/2023/obesity-risk-may-pass-from-mothers-to-daughters
[3] https://www.zee5.com/articles/obesity-risk-might-pass-from-mothers-to-daughters-study
[4] https://www.lokmattimes.com/health/obesity-risk-might-pass-from-mothers-to-daughters-study
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Nova ferramenta de inteligência artificial ajuda a identificar mais casos de COVID longa nos registros médicosPesquisadores do sistema de saúde Mass General Brigham, nos Estados Unidos, desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial (IA) para ajudar os médicos a identificar casos de COVID longa a partir de registros médicos eletrônicos.
- Estudo revela que frequência cardíaca de cães e donos se ajusta em momentos de interaçãoUm estudo realizado na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, revelou algo emocionante sobre a relação entre cães e seus donos: nossos corações literalmente “batem juntos” quando estamos conectados emocionalmente com nossos cães.
- Novo modelo de inteligência artificial (IA) ajuda a combater crenças em teorias da conspiraçãoA inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta importante na luta contra as teorias da conspiração.
- Por que a psicanálise tem sido cada vez mais criticada por especialistas?A psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é uma teoria que busca entender e tratar o funcionamento da mente humana. Baseada em conceitos como o inconsciente e os desejos reprimidos, a psicanálise já foi vista como uma grande revolução no tratamento de problemas mentais.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]