Um novo estudo revelou que o uso de um substituto do sal, que tem menos sódio e mais potássio, pode diminuir a incidência e a probabilidade de hipertensão, ou pressão alta, em adultos mais velhos que não usam medicamentos anti-hipertensivos.
A hipertensão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e mortalidade, afetando mais de 1,4 bilhão de adultos e causando 10,8 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Uma das formas mais eficazes de prevenir ou tratar a hipertensão é reduzir a ingestão de sódio, mas isso pode ser difícil de alcançar na prática.
O estudo DECIDE-Salt envolveu 611 participantes com 55 anos ou mais de 48 instituições de cuidados na China, que foram divididos em dois grupos: 24 instituições (313 participantes) substituindo o sal comum pelo substituto do sal e 24 instituições (298 participantes) continuando o uso do sal comum. Todos os participantes tinham pressão arterial <140/90mmHg e não estavam usando medicamentos anti-hipertensão no início do estudo. O desfecho primário foi os participantes que tiveram hipertensão, iniciaram medicamentos anti-hipertensão ou desenvolveram eventos adversos cardiovasculares importantes durante o acompanhamento.
Após dois anos, a incidência de hipertensão foi de 11,7 por 100 pessoas-anos nos participantes com substituto do sal e de 24,3 por 100 pessoas-anos nos participantes com sal comum. As pessoas que usaram o substituto do sal tiveram 40% menos chances de desenvolver hipertensão em comparação com as que usaram o sal comum. Além disso, os substitutos do sal não causaram hipotensão, que pode ser um problema comum em idosos.
“Os nossos resultados mostram uma descoberta empolgante para manter a pressão arterial, que oferece uma forma de as pessoas protegerem a sua saúde e minimizar o potencial de riscos cardiovasculares, tudo isso podendo desfrutar dos benefícios de adicionar sabor delicioso às suas refeições favoritas”, disse Yangfeng Wu, MD, PhD, autor principal do estudo e Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Clínica da Universidade de Pequim, na China.
“Considerando o seu efeito redutor da pressão arterial, comprovado em estudos anteriores, o substituto do sal mostra-se benéfico para todas as pessoas, seja hipertensas ou normotensas, sendo assim uma estratégia populacional desejável para a prevenção e controle da hipertensão e da doença cardiovascular.”
O estudo teve algumas limitações, como ser uma análise pós-hoc, ter dados faltantes e não medir diretamente a ingestão de sódio na dieta. No entanto, os resultados foram robustos e consistentes com estudos anteriores. O estudo sugere que os substitutos do sal são uma estratégia viável e eficaz para baixar a pressão arterial e reduzir o risco cardiovascular em adultos mais velhos, e potencialmente na população em geral.
Fonte: Link.