É importante fazer o diagnóstico precoce do HPV para evitar complicações como câncer de colo de útero, pênis, ânus ou boca.
Para saber se foi infectado pelo HPV, é preciso fazer alguns exames que podem detectar a presença do vírus ou das lesões que ele causa. Os exames mais comuns são:
- Exame clínico: o médico observa a região genital, anal ou bucal em busca de verrugas ou outras alterações indicativas de HPV. As verrugas podem ser pequenas e discretas ou grandes e visíveis. Elas podem causar coceira, sangramento, dor ou desconforto nas partes íntimas.
- Papanicolau: é um exame feito em mulheres para coletar uma amostra de material do colo do útero e da vagina. O material é analisado em laboratório para verificar se há infecção pelo HPV ou lesões pré-cancerosas.
- Peniscopia: é um exame feito em homens para visualizar o pênis com uma lente de aumento. O médico aplica uma solução ácida na região para revelar possíveis lesões causadas pelo HPV.
- Captura híbrida: é um exame molecular que identifica o DNA do vírus em uma amostra de material coletado da região genital. Ele também indica o grau de risco do vírus para causar câncer.
- RT-PCR: é outro exame molecular que detecta o DNA do vírus em uma amostra de material coletado da região genital. Ele também permite identificar o tipo específico do vírus e seu potencial oncogênico.
Os exames podem ser indicados pelo médico conforme a necessidade e a disponibilidade de cada caso. É importante fazer o diagnóstico precoce do HPV para evitar complicações como câncer de colo de útero, pênis, ânus ou boca.
A vacina
Quem teve contato com o vírus pode tomar a vacina do HPV. A vacina protege contra quatro tipos do vírus: 6, 11, 16 e 18.
Quem já foi infectado por um desses tipos não estará protegido contra ele, mas poderá se beneficiar da proteção contra os outros tipos.
A vacina também pode prevenir o aparecimento de novas verrugas genitais e o risco de câncer causado pelo HPV. A vacina é gratuita pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas também pode ser tomada por adultos que se enquadrem nos critérios de indicação.
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
