A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (31) que a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de setembro.
A medida visa ampliar a cobertura vacinal, que está em 49,5%, abaixo da meta de 90%. A vacina está disponível para toda a população acima de seis meses de idade em mais de 5 mil postos de saúde espalhados pelo estado.
A vacina contra a gripe é fornecida pelo Instituto Butantan e protege contra os tipos mais comuns e graves de influenza, que podem causar complicações respiratórias, internações e mortes. Em 2023, foram registradas 241 mortes e 2.543 casos de influenza no estado de São Paulo. A vacina é atualizada anualmente, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que monitora a circulação dos vírus no mundo.
A vacina é segura e eficaz, e as reações adversas são leves e passageiras, como dor e vermelhidão no local da aplicação, febre baixa e mal-estar. A vacina não causa gripe, pois é composta por fragmentos inativados dos vírus. A vacinação é especialmente importante para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, gestantes, crianças, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.
A Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas procurem os postos de saúde o quanto antes para se vacinar contra a gripe, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. A vacinação contra a gripe pode ser feita simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19, desde que haja um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.
A gripe é uma doença respiratória causada por vírus que se transmite facilmente pelo ar, por meio de gotículas expelidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e muscular. A gripe pode ser prevenida com a vacinação anual, além de medidas como lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e ambientes fechados e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!