Rádio ao vivo
Últimas

Vacinas contra a Covid-19 são seguras para mulheres grávidas?

por

em

Um artigo publicado na revista Vaccine analisou os dados de 17 estudos que envolveram mais de 35 mil mulheres grávidas que receberam as vacinas de mRNA da Pfizer-BioNTech ou da Moderna.

As vacinas de mRNA contra Covid-19 são uma nova tecnologia que usa o material genético do vírus para estimular a resposta imune do organismo. Elas não contêm o vírus vivo e não podem causar a infecção. As duas vacinas de mRNA aprovadas para uso emergencial em vários países são a Pfizer/BioNTech e a Moderna.

O estudo fez uma revisão sistemática de artigos que avaliaram os efeitos das vacinas de mRNA contra Covid-19 em mulheres grávidas e seus fetos. Os resultados mostraram que:

  • As vacinas de mRNA foram eficazes para prevenir a infecção por Covid-19 e reduzir o risco de complicações graves na gravidez, como pré-eclâmpsia, parto prematuro e morte fetal.

  • As vacinas de mRNA foram seguras para as mulheres grávidas e seus fetos, sem aumentar o risco de aborto, malformações congênitas, restrição de crescimento fetal ou problemas neonatais.

  • As vacinas de mRNA induziram a produção de anticorpos contra o vírus nas mulheres grávidas e em seus recém-nascidos, o que pode conferir proteção contra a infecção.

Portanto, as vacinas de mRNA contra Covid-19 podem ser uma opção segura e eficaz para as mulheres grávidas e seus fetos. No entanto, é importante ressaltar que os estudos ainda são limitados e que mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios e a segurança dessas vacinas na gestação.

Se você está grávida ou planeja engravidar, converse com seu médico sobre a possibilidade de se vacinar contra Covid-19. Lembre-se também de seguir as medidas de prevenção, como usar máscara, lavar as mãos e evitar aglomerações.

Fontes: Link 1, Link 2.

Gosta do nosso conteúdo?


Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!

Veja também:

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: