O nitrato é um composto que pode ser encontrado em três fontes principais na nossa alimentação: carne, água e vegetais. Por muito tempo, o nitrato foi visto com desconfiança, pois estudos anteriores mostraram que ele poderia estar relacionado ao risco de câncer.
No entanto, pesquisas mais recentes revelaram que o nitrato também tem vários benefícios para a saúde cardiovascular, podendo ajudar a prevenir doenças como infarto, demência e diabetes. Então, como um mesmo composto pode ter efeitos tão contrastantes na nossa saúde? Uma revisão de estudos sobre o nitrato tenta responder essa questão e aponta que a origem do nitrato pode ser a chave para entender seus riscos e benefícios.
A revisão foi liderada pela Dra. Catherine Bondonno, da Universidade Edith Cowan, na Austrália. Ela explica que a reputação do nitrato como uma ameaça à saúde vem de 1970, quando dois estudos mostraram que ele pode formar N-nitrosaminas, que são substâncias altamente cancerígenas em animais de laboratório. Porém, nenhum estudo em humanos confirmou esse potencial perigo, e os estudos clínicos e observacionais da Dra. Bondonno apoiam a ideia de que o nitrato previne doenças cardiovasculares se for proveniente de vegetais.
“Portanto, a revisão procurou esclarecer tudo isso, identificar novos caminhos e formas de resolver esse enigma, porque é hora de enfrentá-lo: já se passaram 50 anos”, disse ela.
Apesar das pesquisas recentes indicarem que a fonte do nitrato pode afetar seus benefícios e riscos para a saúde, as diretrizes dietéticas atuais relacionadas ao nitrato estão em vigor desde os anos 1970 e não diferenciam o nitrato proveniente de carne, vegetais e água. A Dra. Bondonno disse que, embora os estudos dos anos 1970 tenham relatado uma pequena incidência de tumores malignos, há evidências de que nem todos os nitratos merecem ser “pintados com a mesma tinta”.
“Por exemplo, ao contrário do nitrato derivado de carne e água, os vegetais ricos em nitrato contêm altos níveis de vitamina C e/ou polifenóis que podem inibir a formação das N-nitrosaminas nocivas associadas ao câncer”, disse ela.
A Dra. Bondonno disse que é vital que mais pesquisas sejam realizadas para que as diretrizes possam ser atualizadas.
“O público dificilmente vai ouvir as mensagens para aumentar o consumo de vegetais ricos em nitrato, se estiverem preocupados com uma ligação entre a ingestão de nitrato e o câncer.”
No entanto, ela ressaltou que, embora as diretrizes oficiais não tenham mudado, os aparentes benefícios do nitrato fizeram com que muitas pessoas se colocassem potencialmente em risco.
“Precisamos ter certeza de que os vegetais ricos em nitrato não têm um risco aumentado de câncer se consumirmos uma quantidade maior”, disse ela.
“Suplementos de alta dosagem de nitrato já são usados para melhorar o desempenho físico no esporte, enquanto extratos de nitrato vegetal estão sendo adicionados a produtos de carne curada com uma reivindicação de “rótulo limpo”, pretendendo ser melhores para você.”
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!