O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra a situação da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, baseado nos dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
O boletim é atualizado semanalmente e traz informações sobre os vírus respiratórios que circulam no país, incluindo o Sars-CoV-2 (Covid-19).
De acordo com o último boletim, referente à Semana Epidemiológica (SE) 26, período de 25 de junho a 1 de julho., o vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal vírus identificado nas crianças com SRAG, seguido pelo influenza A. Outros vírus respiratórios também foram detectados, como bocavirus, rinovírus e metapneumovírus.
O VSR é um vírus comum que causa infecções respiratórias leves a moderadas em adultos e crianças saudáveis, mas pode ser grave em bebês prematuros, crianças com doenças crônicas ou imunodeprimidas e idosos. O VSR pode causar bronquiolite, pneumonia e até mesmo óbito.
O boletim também mostra que a maioria dos estados e capitais apresenta sinal de diminuição ou estabilidade dos casos positivos para Sars-CoV-2 na população adulta. A partir de 65 anos, o predomínio de Covid-19 ainda é claro, mas com tendência de queda.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, alerta que o momento ainda exige precauções para reduzir a transmissão de vírus respiratórios, especialmente entre as crianças, que têm alta demanda por leitos pediátricos. Ele recomenda o uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento social como medidas de prevenção.
Para acessar o boletim completo, visite o site do InfoGripe: https://info.gripe.fiocruz.br/
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!