Foi anunciado o início da pré-venda e a data de lançamento do aguardado jogo brasileiro de realidade virtual Pixel Ripped 1989, do estúdio de narrativas imersivas ARVORE. A aventura chega para as plataformas PlaystationVR, Oculus Rift e SteamVR no próximo dia 31 de julho, e aos que comprarem antecipadamente, terão 20% de desconto promocional.
Pixel Ripped 1989 é um título de ação em estilo retrô, ou como os desenvolvedores definem, “uma louca homenagem ao passado dos games”: na trama, o jogador fará uma jornada para dentro da tela de um game 8 bits, seguindo a protagonista Dot, uma heroína que tem seu mundo ameaçado pelo vilão Cyblin Lord, que atravessa a barreira entre o mundo dos games e a vida real.
Segundo a sinopse, o jogador assumirá o papel de Nicola, uma aluna de segunda série que precisa ajudar Dot a salvar as duas realidades desta ameaça encarando desafios no mundo 2D de jogos retrô, ao mesmo tempo que deverá distrair uma professora irritada e fugir do temido diretor do colégio no mundo 3D.
Assista ao trailer aqui:
A ideia do game é de Ana Ribeiro, uma desenvolvedora brasileira nascida no Maranhão, que começou a trabalhar em Pixel Ripped em 2014, quando estudava em Londres. Ana ganhou fama local e mundial por sua criatividade e exploração de jogos em VR, recebendo vários prêmios e a oportunidade de carregar a tocha olímpica em 2016, com um óculos de VR. A maranhense de São Luís possui Mestrado em Design de Games da NFTS na Inglaterra, diplomas em Programação de Games e Psicologia. Uma curiosidade: antes de Ana trabalhar com jogos eletrônicos, foi empreendedora, abrindo uma empresa de empadas, mas a paixão pelos games, ao que parece, falou mais alto.
O desenvolvimento do game foi o resultado de uma longa jornada, no que em 2017, Ana Ribeiro se juntou ao time da ARVORE como diretora do projeto para co-desenvolver o jogo; a parceria viabilizou a finalização do título, que também marca a estreia da ARVORE como empresa desenvolvedora de jogos.
O estúdio ARVORE foi fundado em 2017 por Ricardo Justus, Rodrigo Terra e Edouard de Montmort; com sede em São Paulo, a empresa tem foco em criação de produtos para plataformas imersivas, como Realidade Virtual, Aumentada e Mista, que ainda são uma minoria entre os títulos disponíveis no mercado, apesar de serem tecnologias muito atraentes para o público.
Desde o anúncio, a receptividade de Pixel Ripped 1989 tem sido muito positiva entre o público e apoiadores. O jogo recebeu financiamento da Oculus, premiações da Intel e do AMAZE Indie Festival, além de indicações ao IndieCade, Proto Awards, e ao VR Awards 2018. Recentemente o time de marketing da Microsoft Windows Developer foi até São Paulo para filmar um documentário sobre a criadora da história, Ana Ribeiro e sua saga como desenvolvedora. O estúdio ARVORE já tem planos de fazer mais capítulos para a aventura, que visitarão vários momentos da história dos games.
Pixel Ripped 1989 está em compra antecipada para PlaystationVR e Oculus, pelo valor promocional de $19.99 dólares. O preço final no lançamento será de $24,99 dólares. O jogo terá um desconto temporário no lançamento para Steam, que será no dia 31 de Julho.