Você sabia que as mulheres com obesidade podem compartilhar o risco da doença com suas filhas, mas não com seus filhos? É o que aponta um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society.
A obesidade é uma doença comum, grave e cara que afeta quase metade dos adultos e 20% das crianças nos Estados Unidos. Ela custa cerca de 173 bilhões de dólares em gastos com cuidados médicos. As pessoas com obesidade têm maior risco de desenvolver diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e muitas outras condições.
Os pesquisadores mediram a gordura corporal e o músculo em 240 crianças (com 9 anos ou menos) e seus pais na primeira infância. Eles usaram esses dados para determinar se o índice de massa corporal (IMC) – uma ferramenta de triagem para sobrepeso e obesidade – e a quantidade de gordura corporal e músculo na criança estava relacionada à dos pais.
Eles descobriram que as meninas tinham IMC e massa gorda semelhantes aos das mães, sugerindo que as meninas nascidas de mães que têm obesidade ou têm alta massa gorda têm alto risco de também desenvolver obesidade ou sobrepeso. Os pesquisadores não encontraram a mesma associação entre os meninos e suas mães ou entre as meninas ou os meninos e seus pais.
“Essas descobertas destacam que as meninas nascidas de mães que têm obesidade ou têm altas quantidades de gordura corporal podem ter maior risco de ganhar excesso de gordura corporal”, disse Rebecca J. Moon, B.M., Ph.D., M.R.C.P.C.H., do MRC Lifecourse Epidemiology Centre, University of Southampton em Southampton, Reino Unido. “Mais estudos são necessários para entender por que isso está acontecendo, mas nossos achados sugerem que abordagens para lidar com o peso corporal e a composição devem começar muito cedo na vida, especialmente em meninas nascidas de mães com obesidade e sobrepeso.”
Fontes:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2023/03/230321112223.htm
[2] https://www.endocrine.org/news-and-advocacy/news-room/2023/obesity-risk-may-pass-from-mothers-to-daughters
[3] https://www.zee5.com/articles/obesity-risk-might-pass-from-mothers-to-daughters-study
[4] https://www.lokmattimes.com/health/obesity-risk-might-pass-from-mothers-to-daughters-study
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]