A genética é a ciência que estuda os genes e sua influência na saúde e nas características dos seres vivos.
Os genes são as unidades básicas da hereditariedade e contêm as instruções para a formação e o funcionamento do organismo. Algumas doenças são causadas por alterações nos genes, que podem ser herdadas dos pais ou adquiridas ao longo da vida. Essas doenças são chamadas de genéticas ou hereditárias.
– Veja também: Como o laboratório Genera pode te ajudar a prevenir doenças genéticas
A genética pode ajudar a prevenir e tratar doenças hereditárias de várias formas, como:
- Testes genéticos: são exames que permitem identificar a presença de alterações nos genes que podem causar ou predispor a alguma doença. Esses exames podem ser feitos antes ou depois do nascimento, para diagnosticar, confirmar ou descartar uma condição genética. Os testes genéticos também podem ser usados para orientar casais que desejam ter filhos e que têm risco de transmitir alguma doença hereditária.
- Aconselhamento genético: é um processo de informação e orientação sobre as características, os riscos e as opções de prevenção e tratamento de uma doença genética. O aconselhamento genético é feito por profissionais especializados, que avaliam o histórico familiar e os resultados dos testes genéticos, e oferecem apoio emocional e educacional aos pacientes e seus familiares.
- Terapias gênicas: são tratamentos que visam corrigir ou prevenir doenças geneticamente determinadas, mudando ou adicionando genes no corpo. Algumas terapias gênicas incluem:
- Terapia gênica: substituição de um gene danificado ou ausente com um gene saudável.
- Terapia celular: transferência de células modificadas geneticamente para o organismo.
- Edição gênica: correção ou remoção de partes específicas do DNA.
A genética é uma área em constante evolução e que abre caminhos cada vez mais promissores para a saúde humana. Com o avanço da ciência, é possível conhecer melhor a relação entre os genes e as doenças, e desenvolver estratégias personalizadas para cada caso.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]