A política de preços da Petrobras é o modo como a estatal define o valor dos combustíveis vendidos em suas refinarias.
Desde 2016, essa política usa o Preço de Paridade de Importação (PPI) como referência, ou seja, leva em conta os preços internacionais do petróleo e seus derivados, além do câmbio e dos custos de importação.
Essa política visa garantir a rentabilidade da empresa e a competitividade do mercado, mas também gera críticas por deixar os consumidores brasileiros vulneráveis às oscilações externas. Por isso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende mudar a forma de cálculo dos preços dos combustíveis, adotando critérios baseados no mercado interno.
Ainda não se sabe como será essa nova política, mas o presidente afirmou que ela será discutida com muito critério e que o Brasil não tem por que estar submetido ao PPI. A expectativa é que a mudança possa reduzir os reajustes frequentes e aliviar a pressão sobre os caminhoneiros e os consumidores em geral.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!