O Brasil está enfrentando um aumento do número de casos de gripe em adultos, principalmente causada pelo vírus influenza A, subtipo H1N1. Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado no dia 1º de junho, cerca de 31% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população a partir de 15 anos estavam associados…
O H1N1 é um vírus que pode ser prevenido pela vacina contra a gripe, que está disponível gratuitamente para toda a população com mais de seis meses de idade no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas 40% do público-alvo tomou a vacina até o final de maio, o que levou à prorrogação da campanha nacional de vacinação em ao menos sete estados, entre eles Rio de Janeiro e São Paulo.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da imunização, especialmente diante da pandemia de coronavírus, que ainda não está controlada no país. “A vacina contra a gripe é uma forma de proteger a saúde individual e coletiva, reduzindo o risco de complicações e óbitos por influenza e também evitando sobrecarga do sistema de saúde”, afirma.
Além dos adultos, as crianças também estão sofrendo com o aumento de infecções respiratórias, principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é responsável por quadros graves de bronquiolite e pneumonia. O VSR vem crescendo desde abril e atinge principalmente as crianças até quatro anos de idade, sendo mais grave nas menores de dois anos. O vírus não tem vacina e nem tratamento específico, apenas medidas de suporte.
De acordo com o Boletim InfoGripe, 19 estados e 14 capitais apresentam sinal de crescimento de SRAG, que pode ser causada por diversos vírus respiratórios. A recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, e seguir as medidas de prevenção, como lavar as mãos, usar máscara e evitar aglomerações.
Fonte: Link.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!