A Genial Investimentos afirma que o real poderia ter se fortalecido em relação ao dólar em 2023 se o Brasil não estivesse passando por problemas políticos.
Por causa dessa incerteza, quem vende produtos agrícolas e minerais para outros países preferiu deixar parte do dinheiro que ganhou fora do Brasil. Além disso, notícias recentes mostram que o dólar pode continuar a ganhar valor.
A Genial Investimentos também disse que o Brasil vendeu muito mais para outros países do que comprou em 2023, quase o dobro de 2020. Isso poderia ter feito o dólar valer cerca de R$ 4,60, ou seja, 24 centavos a menos do que realmente valia no final do ano. Mas isso não aconteceu porque parte do dinheiro ganho com as vendas ficou fora do Brasil.
Desde então, a situação ficou pior. A economia dos Estados Unidos está indo bem e a inflação está sob controle, então eles decidiram não diminuir os juros. Isso fez com que investidores preferissem investir nos EUA em vez de países como o Brasil. Recentemente, problemas no Oriente Médio e mudanças nas metas do governo brasileiro fizeram o dólar chegar perto de R$ 5,30 na terça-feira (16).
Os analistas da Genial notaram que, desde 2022, há uma diferença entre o quanto o Brasil vende para outros países e o quanto desse dinheiro realmente volta para o Brasil. Se quem vende produtos tivesse trazido o mesmo tanto de dinheiro para o Brasil que trazia antes da pandemia, o real estaria mais valorizado. Antes da Covid-19, quase todo o dinheiro das vendas voltava para o Brasil.