O presidente Jair Bolsonaro disse em sua tradicional live de quinta que um estudo de uma “universidade alemã” teria apontado que máscaras são “prejudiciais a crianças”.
O “estudo”, na realidade, é uma enquete online para coletar relatos de pais sobre o uso de máscaras dos filhos.
A participação era voluntária e aberta para qualquer pessoa que clicasse no link do questionário, sem qualquer coleta de amostras da população.
Os dados disponibilizados pelos pesquisadores deixam claro que a enquete tinha pouco rigor científico, funcionando mais como uma coletânea de anedotas.
Os próprios pesquisadores da Universidade de Witten/Herdecke admitem que os dados podem ter sido deliberadamente distorcidos de forma organizada. Nas conclusões da enquete, eles apontam que o link que levava ao questionário circulou por fóruns e páginas que reúnem críticos das medidas tomadas pelo governo alemão para conter a pandemia.
Ouça a W:
[arm_restrict_content plan=”1,2,unregistered” type=”show”]O conteúdo produzido pela W Rádio Brasil é protegido pela Lei nº 9.610 (Lei de Direitos Autorais). Para ter acesso, utilizar, reproduzir ou modificar, assine um dos nossos planos. Saiba mais aqui.
[/arm_restrict_content]Veja também:
- Meningite, paralisia e morte: entenda os riscos de não vacinar crianças contra a poliomieliteComeçou nesta segunda-feira (08/08) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, uma doença com consequências graves considerada erradicada no Brasil desde 1989, mas com risco de surgimento de novos casos devido à baixa adesão vacinal.
- A nova atualização no WhatsApp que permite sair de grupos silenciosamenteO grupo Meta — que controla o WhatsApp e o Facebook — anunciou novos recursos de privacidade para usuários do WhatsApp.
- Bando usa aplicativo de paquera para sequestros; prejuízo chega a R$ 1,5 miSeis pessoas são presas, incluindo uma adolescente de 13 anos.
- Paciente diz ter sido vítima de abuso sexual após cirurgia em hospital de BHPolícia Civil abriu investigação e colheu material para exame; unidade particular nega e diz que mulher não ficou sozinha.
A Microsoft tem uma ferramenta que contabiliza em tempo real o número de casos confirmados, recuperados e fatais de Covid-19. Acompanhe aqui.
Recent comments