Uma reportagem do jornal O Globo abordou os efeitos da falta de sexo na saúde física e mental das pessoas.
Segundo a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP, a abstinência sexual pode causar sofrimento, ansiedade, depressão, baixa autoestima e vulnerabilidade imunológica.
Por outro lado, o sexo regular pode trazer benefícios como:
- Melhorar o humor e a qualidade do sono
- Fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções
- Aliviar dores de cabeça e cólicas menstruais
- Aumentar a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro
- Queimar calorias e tonificar os músculos
- Estimular a produção de hormônios como a ocitocina, que favorece o vínculo afetivo e a confiança
Mas como ter uma vida sexual saudável e satisfatória? É preciso levar em conta alguns fatores como:
- A comunicação e o diálogo com o parceiro ou a parceira
- A autoconhecimento e a exploração do próprio corpo
- A criatividade e a diversidade nas práticas sexuais
- A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada
- A busca de ajuda profissional em caso de dificuldades ou disfunções
Portanto, se você quer aproveitar os benefícios do sexo para a sua saúde, não deixe de cuidar da sua vida sexual com responsabilidade, respeito e prazer. Lembre-se que o sexo é uma forma de expressar o amor, a intimidade e a cumplicidade com quem você escolhe compartilhar esse momento.
Fonte: O Globo
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]