Se exercitar regularmente pode trazer mais benefícios para a sua saúde e longevidade do que emagrecer.
É o que mostra uma nova revisão de estudos publicada no ano passado, que analisou as relações entre o condicionamento físico, o peso, a saúde cardíaca e a longevidade de homens e mulheres.
Segundo a revisão, as pessoas obesas geralmente reduzem seus riscos de doenças cardíacas e morte prematura muito mais ganhando condicionamento do que perdendo peso ou fazendo dieta. Isso significa que a maioria de nós pode ser saudável com qualquer peso, se também formos ativos o suficiente.
Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para o organismo, como melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, regular os níveis de colesterol e glicose, prevenir a osteoporose, aliviar o estresse e aumentar a autoestima.
Além disso, os exercícios ajudam a manter a massa muscular, que é importante para o metabolismo e para evitar a perda de funcionalidade com o envelhecimento. Já a perda de peso nem sempre é saudável, pois pode envolver a redução da massa magra e da densidade óssea, além de causar flacidez, desnutrição e transtornos alimentares.
Portanto, se você quer viver mais e melhor, não se preocupe tanto com a balança, mas sim com o seu nível de atividade física. Procure fazer exercícios que você goste e que se adaptem à sua rotina e ao seu condicionamento. Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios e de buscar orientação profissional para realizar os movimentos corretamente e evitar lesões.
Fonte: O Globo
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- Cientistas criam implante cerebral que envia informações direto para a mente usando luzSem fios, esse implante cerebral gera sensações artificiais e permite que o cérebro “sinta” o mundo sem usar os olhos ou o tato.
- Mounjaro no cérebro: O efeito ‘silenciador’ que desliga a fome e o alerta que os cientistas descobriramPesquisa inédita com implantes cerebrais revelou, em tempo real, como o Mounjaro atua para calar o “ruído da comida”, mas trouxe à tona uma limitação surpreendente sobre a duração desse efeito.
- Cientistas transformam a Terra em um detector gigante para finalmente encontrar a matéria escuraEsqueça os laboratórios subterrâneos: saiba como o projeto SQUIRE usa sensores quânticos em órbita para revelar as forças invisíveis que controlam o Universo.
- Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mentalNova pesquisa revela que beber de 3 a 4 xícaras… Leia mais: Café: A descoberta que pode reduzir a idade biológica em 5 anos e revolucionar a saúde mental
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]
