O dia 20 de março é o Dia Internacional da Felicidade, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 para reconhecer a importância da felicidade e do bem-estar como metas universais e inspirações para políticas públicas em todo o mundo.
Mas o que é felicidade? Segundo o professor Wander Pereira, da Universidade de Brasília (UnB), que ministra uma disciplina sobre o tema, não há uma resposta concreta ou uma receita certa para ser feliz. Para ele, a felicidade é uma experiência coletiva que surge da necessidade de trabalhar e viver juntos.
A felicidade também depende de encontrar coisas que estejam presentes na nossa vida e que nos façam sentir bem, como as construções sociais, as redes que fazemos e os relacionamentos que temos ao longo da vida. Além disso, é preciso abraçar os sentimentos positivos e negativos, pois eles são condições humanas, sentimentais e afetivas.
A ONU também aponta que o fim da pobreza e desigualdade e a proteção do planeta são elementos essenciais para a felicidade humana. Esses aspectos fazem parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados até 2030.
Para celebrar o Dia da Felicidade, a ONU convida todas as pessoas de qualquer idade, além de todas as salas de aula, empresas e governos a se juntarem a esta celebração. Uma forma de fazer isso é compartilhar frases inspiradoras sobre o tema nas redes sociais. Aqui estão algumas sugestões:
- A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.
- A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que temos.
- A verdadeira felicidade está nas coisas mais simples da vida.
- A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
- A felicidade não é algo pronto. Ela é feita das suas próprias ações.
Outra forma de celebrar o Dia da Felicidade é cuidar do seu equilíbrio nutricional, pois ele é um dos pilares para alcançar o bem-estar pleno. Uma alimentação saudável pode melhorar o humor, a disposição e a autoestima. Por isso, procure consumir alimentos naturais, variados e coloridos, evitando os excessos de açúcar, sal e gordura.
E você? O que faz você feliz? Como você vai comemorar o Dia da Felicidade?
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]