Um concurso voltado para produtores de conteúdo, oferecendo prêmios em dinheiro para as melhores ideias de games mobile baseados em quadrinhos brasileiros; A SP Cine, empresa da Prefeitura de São Paulo voltada para o desenvolvimento de audiovisual, está realizando a segunda edição do KOHQ, com inscrições abertas até 25/10 para desenvolvedores de jogos.
A seletiva começou em agosto, com a escolha de 40 quadrinistas, cujas obras servirão de inspiração para jogos mobile; serão escolhidos quatro finalistas, a serem anunciados no dia 29/10. Na fase seguinte, durante os dias 05/11 a 05/12, os desenvolvedores deverão elaborar um protótipo do game com o quadrinho escolhido, a serem apresentados ao público durante a CCXP (Comic-Con Experience, evento em São Paulo), nos dias 05/12 a 10/12. O anúncio do vencedor será feito em 19/12. O jogo será produzido e lançado na CCXP 2019.
O representante da SPCine, Ariel Velloso, está na organização do concurso, e avalia como positivos os resultados da edição do KOHQ do ano passado: “eu conhecia pouco de HQs nacionais. fiquei impressionado com o nível delas, e pelo que acompanho, tá ficando incrível o game vencedor (que você pode acompanhar em: https://www.facebook.com/TimoTheGame)”.Ele anuncia o aumento de participações no novo concurso: “Esse ano praticamente triplicamos o numero de HQs, abrimos para todo Brasil… tem tudo pra ser mais diverso e com mais qualidade de propostas.”
Sobre os quadrinhos participantes, Ariel acredita na variedade dos trabalhos: “Tem todo nível de quadrinhos, mas isso não é ruim. Tem HQs que ganharam prêmios, mas também tem HQs experimentais, bem autorais. Tem muita coisa boa que é “underground” e só falta um pouco mais de exposição pra fazer sucesso. A proposta do Edital é mostrar o potencial de uma franquia (propriedade intelectual) quando você a desdobra pra outra mídia”.
A SP Cine vem colaborando com a produção audiovisual em São Paulo, mas possui um bom espaço para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, segundo Ariel: “as linhas principais de ação da Spcine são: apoio, investimento, produção de eventos e elaboração de conteúdo. Apoiamos iniciativas como o BIG Festival, todo ano lançamos ao menos um Edital para Games (Investimento), produzimos eventos como o SPIN (encontro mensal de game devs em SP), e elaboramos conteúdo como pequenos guias para facilitar a participação de game devs em editais e oportunidades semelhantes”.
Para conhecer os quadrinhos participantes da fase de seleção do KOHQ2, basta acessar este link. Para ver os detalhes do edital e inscrever um videoprojeto, clique aqui.