Após um longo período de Acesso Antecipado (14 meses no PC e 9 meses no Game Preview do Xbox One), eis que Conan Exiles, o jogo de sobrevivência de mundo aberto da Funcom, é lançado para todas as plataformas (menos Nintendo Switch), ou seja, PC, PlayStation 4 e Xbox One. A espera parece ter favorecido as vendas, pois no dia do lançamento (09/05), foi anunciado que título já tinha atingido a marca de mais de um milhão de cópias vendidas. A atualização para a versão final aumentou em mais que o dobro o tamanho do mundo do jogo, acrescentou dezenas de funcionalidades e mecânicas, além de muito conteúdo.
Com a atualização, a maior novidade ficou por conta dos novos biomas do Pântano e do Vulcão e o novo modo Purge, onde monstros atacarão e tentarão derrubar sua base. O clima do ambiente parece surtir um efeito maior nos personagens, que sofrem pelas influências do calor e do frio, deixando as quests de sobrevivência mais realistas e forçando o jogador a encontrar opções para a subsistência de seu herói.
Os principais modos do jogo são Online, single player e cooperativo, no que é possível alterar as características do jogo e criar seu personagem, com muitas opções de personalização; este modo tem as divisões Civilizado (fácil), Decadente (normal), Barbárico (difícil) e Personalizado.
Na aventura, o jogador não “será” o Conan (personagem de quadrinhos criado por Robert E. Howard em 1952), e sim assumirá o papel de um exilado com personalidade própria. Para a customização de personagens, além das opções básicas de gênero (feminino e masculino) e aparência (com diversas opções de traços físicos), é possível determinar a raça e a religião, possibilitando identidade únicas, e atributos específicos. Sobre a religião, o personagem pode apelar para “o poder dos deuses”, fazendo o sacrifício de inimigos em altares ou evocando as entidades gigantescas, ampliando seu poder de destruir áreas inteiras.
O Status do jogador é dividido em Vitalidade, Coragem, Capacidade, Força, Destreza, Agilidade, Sobrevivência e Resiliência. Começando totalmente do zero (seu personagem inicia o jogo sem roupas e armas, podendo apenas utilizar as mãos) cada nível que o jogador progride, seu personagem adquire pontos, aumentando seu Status e o Conhecimento, desbloqueando novas fórmulas (que são as “receitas” necessárias para construir objetos, poções, etc) e criando suas combinações específicas de pontuação, as Builds. Quanto mais avançado em experiência, mais possibilidades de criação poderão ser utilizadas. Coletar ítens para criar novos objetos, armas, roupas e prédios é uma constante no jogo, e define o nível de evolução na jornada.
Além do jogo completo e das versões Standart e Barbarian Edition, uma versão para colecionador foi anunciada, com ítens físicos e digitais que deixarão os fãs do personagem apaixonados: uma estátua de resina, revista em quadrinhos personalizada, três trilhas sonoras com as músicas de Conan Exiles, Age of Conan: Hyborian Adventures e Age of Conan: Rise of the Godslayer; livro de artes gráficas, mapa impresso, revistas em quadrinhos digitais e um livro de RPG digital. Sem dúvida, um pacote e tanto.