Vape é um aparelho eletrônico que produz vapor a partir de líquidos aromatizados, que podem ou não conter nicotina. Muitos jovens usam o vape como uma alternativa ao cigarro tradicional, acreditando que ele é menos prejudicial.
Um caso recente mostra que o vape pode ser tão ou mais nocivo do que o cigarro. Um jovem de 18 anos, que começou a usar o vape aos 13, foi internado com pulmões de idoso e faz campanha contra os aparelhos. Ele contou que fumava até três frascos de líquido por dia e que sentia falta de ar, tosse e dor no peito. Os médicos diagnosticaram que ele tinha uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma condição irreversível que afeta principalmente pessoas acima dos 40 anos.
O jovem decidiu alertar outros usuários sobre os riscos do vape e criou uma página no Instagram, onde compartilha sua história e informações sobre os malefícios do produto. Ele também participou de uma reportagem do jornal O Globo, que você pode ler neste link.
O caso do jovem não é isolado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do vape pode causar diversos problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Além disso, o vape pode aumentar a dependência da nicotina e facilitar a transição para o cigarro convencional.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- OpenAI lança ChatGPT Search para competir com o GoogleA OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT que funciona como um mecanismo de busca, competindo com o Google, que domina esse mercado há anos.
- Alimentação e suplementos não curam nem causam TDAH, apontam estudosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos temas mais pesquisados na internet. Em 2024, as buscas sobre TDAH aumentaram 576% comparado a cinco anos atrás.
- Usar cannabis durante a gravidez pode prejudicar o aprendizado e aumentar a agressividade das criançasA legalização da cannabis tem levantado preocupações entre os profissionais de saúde sobre seus efeitos em crianças. Estudos realizados pelo Nationwide Children’s Hospital indicam que a exposição à cannabis durante a gravidez pode ser prejudicial ao desenvolvimento infantil.
- Como a astrologia pode enganar e impactar a saúde mental das mulheresA astrologia pode enganar ao oferecer respostas genéricas que parecem pessoais, criando uma falsa sensação de controle, pois tira o foco de soluções reais para os problemas e aumenta a ansiedade, principalmente nas mulheres.