Rádio ao vivo
Últimas

Polícia Federal desarticula em São Paulo fraudes em madeireiras

por

em

Um esquema de fraude na homologação de depósitos de madeireiras, os chamados pátios, foi desarticulado pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Ibama, nesta quinta-feira (24), em São Paulo.

O esquema fraudava madeira de origem ilegal e manipulava o sistema de controle de irregularidades administrativas do Ibama.

A estimativa é de que cerca de 8.000 metros cúbicos de créditos em madeira fictícios foram gerados por um servidor do Ibama envolvido no esquema. O valor corresponde a 325 caminhões carregados com madeira.

Foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em cinco cidades paulistas: na capital, em São Bernardo do Campo, em Osasco, em Tietê e em Piracicaba.

As investigações começaram há dois anos, em Bauru, depois de o Ibama ter identificado um documento relatando a suspeita do esquema criminoso envolvendo um servidor do órgão.

Este servidor teria recebido vantagens indevidas para, junto com consultores e intermediários que atuam em empresas do ramo madeireiro, praticar atos relacionados à aprovação de pátios de empresas madeireiras pelo Ibama, no sistema denominado Sisdof. Tudo feito para burlar a fiscalização.

Os créditos são um meio para que o Estado contabilize os produtos florestais produzidos e comercializados pelas empresas autorizadas.

Os investigados responderão por crimes como associação criminosa, falsidade ideológica e corrupção e podem pegar penas que variam de 1 a 12 anos de prisão, sem prejuízo dos decorrentes crimes ambientais. Com informações da Radioagência Nacional.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: