No Brasil, as igrejas são consideradas entidades sem fins lucrativos e, por isso, estão isentas de pagar impostos sobre suas rendas e patrimônios.
Essa isenção está prevista na Constituição Federal de 1988, no artigo 150, que proíbe a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios de instituir impostos sobre templos de qualquer culto.
A justificativa para essa isenção é que as igrejas prestam um serviço social e cultural à população, promovendo a assistência, a educação, a caridade e a liberdade religiosa. Além disso, as igrejas contribuem para o desenvolvimento econômico do país, gerando empregos e movimentando recursos.
No entanto, essa isenção também é alvo de críticas e polêmicas. Alguns argumentam que as igrejas deveriam pagar impostos como qualquer outra instituição, pois muitas delas possuem grandes fortunas e lucram com a exploração da fé alheia. Outros defendem que a isenção fere o princípio da laicidade do Estado, que deveria ser neutro em relação às religiões.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Consultórios de luxo e fraudes de reembolso: o lado sombrio da nova dermatologiaExiste um momento, dizem os neurologistas, em que o cérebro… Leia mais: Consultórios de luxo e fraudes de reembolso: o lado sombrio da nova dermatologia
- Como o “barato” quase apagou a W Rádio BrasilUm hacker turco, um pirata moderno sem bandeira, invadiu nosso porto, o site, e transformou nossos anúncios em vitrines de um vírus.
- Vicente, o vencedor do avessoEscolher o nome de um filho é, antes de tudo,… Leia mais: Vicente, o vencedor do avesso
- Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/hCom 140 milhões de detritos prontos para causar um desastre,… Leia mais: Existe uma bomba-relógio girando sobre a sua cabeça a 28.000 km/h
